Existem inúmeros apps para advogados. Mas quais destes realmente fazem a diferença no dia a dia dos profissionais? Qual é uma boa métrica para decidir qual aplicativo usar? Número de downloads? Avaliações? As impressões das pessoas?

O mais natural é seguir a recomendação de outros advogados. Afinal, sempre que alguém precisa consultar-se com um médico, mas não sabe qual é melhor, pede uma recomendação para alguém, certo? O médico pode nem ser aquilo que se esperava, mesmo assim a consulta acontece. Já que foi uma recomendação é porque pode ser realmente bom. Esse é o comportamento das pessoas em relação a tudo. Com apps para advogados, não é diferente.

Um colega muito respeitado diz que uma ferramenta é ótima para escanear documentos. E uma solução assim é necessária? Com certeza ela será testada. Pode não ser a melhor para aquilo que se precisa. Mesmo assim há a tentativa em utilizá-lo. Isso prova que a propaganda boca-a-boca ainda é a alma do negócio. Ela só pode ter uma nova roupagem. Por exemplo, as buscas na internet. Só estão nos primeiros resultados as páginas que tem a maior preferência das pessoas. As páginas que realmente entregaram uma informação de valor são as que se destacam.

O que tudo isso quer dizer? Que talvez analisar as avaliações e impressões dos usuários sobre os apps para advogados que costumam utlizar seja o melhor caminho. A recomendação pode ser aceita. Apenas a decisão em usar o aplicativo não deve ser baseada só nisso. Pesquisar a respeito e verificar o que os outros têm a dizer sobre ele pode evitar de o advogado ter no celular, ocupando espaço e bateria, algo que não entrega o que ele precisa.

Já é consenso que os aplicativos facilitam a rotina. São boas ferramentas para serem usadas profissionalmente pelos advogados. Os que estão inclusos na relação são os bem avaliados. Uma recomendação que também precisa ser analisada junto às considerações dos usuários. Mas lembre-se: a decisão final é sua e de mais ninguém. 😉

Apps para advogados melhor avaliados

Obviamente, não existe um aplicativo completo. Nenhum é capaz de oferecer todos os recursos que os advogados necessitam. Por isso, a relação contempla diversos aplicativos gratuitos que, ao serem usados em conjunto, fazem, sim, a diferença no dia a dia dos profissionais.

1. Simple Scanner

O aplicativo permite escanear documentos e fotos utilizando o celular. A digitalização é no formato de arquivo PDF ou imagem. Tudo é armazenado no smartphone ou em pastas salvas na nuvem, com uma ótima resolução. O aplicativo ainda permite configurar senhas para a proteção das informações.

Opinião de quem usa*:

2. Feedly

É um aplicativo para o advogado se manter informado. Permite organizar, ler e compartilhar as notícias, vídeos e outros conteúdos de diversos blogs e portais de notícias. Uma das funcionalidades ajuda a monitorar o mercado por meio do rastreamento de palavras-chave, marcas e empresas.

O Feedly é bom, ainda, para o advogado construir conhecimentos sobre os tópicos que realmente o interessam.

Opinião de quem usa*:

3. DropBox

Ter um aplicativo para armazenar arquivos na nuvem é imprescindível para os advogados. Esse tipo de ferramenta torna o trabalho ágil, uma vez que ele não precisa retornar ao escritório para ter acesso aos arquivos, por exemplo. Sem contar que há a possibilidade de sincronização e versão para desktop. Com isso, o advogado pode trabalhar em qualquer dispositivo que as alterações serão salvas simultaneamente em todos.

O fato de o advogado poder compartilhar, e mais, escolher com quem compartilhar cada pasta ou documento individual, é outra funcionalidade colaborativa desse app para advogados. Um ponto positivo é que a pessoa que irá receber o link não precisa ter uma conta no Dropbox para acessá-lo.

Opinião de quem usa*:

4. CamCard

É um aplicativo para os advogados fortalecerem a sua rede de networking. É a evolução daqueles porta-cartões, com cartões de visitas de inúmeros contatos, que sempre são deixados para salvar depois no celular.

O funcionamento dele é muito simples. O advogado fotografa o cartão de visitas por meio do aplicativo. Os dados são capturadas e, automaticamente, todas as informações são salvas na agenda eletrônica.

Opinião de quem usa*:

5. Wunderlist

Este aplicativo auxilia os advogados na organização das tarefas do dia a dia. O profissional pode criar a lista de todas as atividades a realizar e compartilhá-la com outras pessoas, caso haja uma equipe envolvida nas tarefas de um mesmo processo. Há liberdade para atualizar o que já foi realizado e o que ainda falta fazer.

É uma alternativa ao uso de softwares jurídicos para gestão de equipes ou para coordenar o trabalho de uma outra forma. O aplicativo pode ser sincronizado com tablet e o computador, o que facilita o acesso instantâneo de qualquer lugar.

Opinião de quem usa*:

Com certeza, poderiam ser acrescentados outros aplicativos à lista. Toda sugestão é bem-vinda e pode ser deixada nos comentários, junto com uma opinião. Quem sabe ela não é acrescentada ao texto, também?

 

*Avaliações pesquisadas no app