Uma das tarefas que um correspondente jurídico pode assumir, para auxiliar os advogados em seu dia a dia, é consultar o andamento dos processos de seus clientes. E essa é apenas uma das várias funções que podem ser assumidas por ele, para que o profissional do direito tenha mais tempo para se dedicar a outras questões.

É muito comum as pessoas acreditarem que os advogados passam o dia entre leis, elaboração de defesas e audiências. Mas nós sabemos que há muito mais incumbências com as quais um profissional do direito precisa lidar, além dessas. Há clientes para atender, balanço financeiro para cuidar, networking para fazer, equipes para gerir, dentre outros afazeres que requerem a atenção do advogado. Com tudo isso, por que não contar com ajuda?

Um bom correspondente jurídico pode trazer muitos benefícios para o escritório de advocacia. Ele pode cuidar do operacional, enquanto o advogado dedica-se às demandas estratégicas, por exemplo. E tem outras vantagens a considerar.

Vantagens de um correspondente jurídico (e a importância de contar com um bom)

1. Foco na carteira de clientes

É melhor que a equipe do escritório de advocacia concentre seus esforços no que agrega valor ou em ações como diligências em órgãos públicos?

Muitas das atividades operacionais do escritório de advocacia podem ser delegadas ao correspondente jurídico:

  • comparecimento em audiências;
  • cópias;
  • protocolo de petições;
  • despachos com o juiz ou outra autoridade;
  • retirada de certidões, alvarás e outros documentos;
  • sustentação oral para o julgamento de processos;
  • acompanhamento de processos.

Com isso, os profissionais ganham tempo, possivelmente reduzem custos e podem dedicar maior atenção à carteira de clientes.

2. Rede de contatos

A contratação do correspondente jurídico não precisa ser limitada à cidade sede do escritório de advocacia. Ou seja, o escritório pode estar localizado em Florianópolis (SC), mas atender a clientes de Ribeirão Preto (SP), a partir da contratação de um correspondente.

A principal vantagem em utilizar esse recurso é a rede de contatos que se forma. Ainda mais porque o escritório pode contar com o apoio de mais de um correspondente jurídico, cada um situado em diferentes cidades do país.

Isso também é uma economia de tempo e dinheiro, considerando que o escritório não precisará arcar com viagens e nem fazer com que o advogado tenha de se deslocar para atender às necessidades do cliente.

3. Novos negócios

É cada vez maior o número de estudantes, bacharéis em direito e advogados atuando como correspondentes. O crescimento vivenciado por essa área de atuação do Direito se apresenta como uma nova possibilidade de ganho para o próprio escritório de advocacia.

Por ter uma equipe maior, capaz de absorver um volume mais alto de tarefas delegadas, os escritórios que têm a correspondência jurídica estruturada podem sair ganhando. Inclusive porque advogados podem exercer todas as funções inerentes ao Direito, diferentemente de estudantes e bacharéis da área.

4. Flexibilidade

A contratação de um correspondente jurídico não é algo engessado. Isso facilita, e muito, o trabalho do escritório de advocacia, que pode acordar com o prestador do serviço a melhor forma de pagamento:

  • por diligência;
  • por mensalidade;
  • por pacote de serviços;
  • por tempo.

Em determinados casos, é possível planejar até um contrato de exclusividade, em que o valor pode ser calculado de acordo com os honorários referentes a cada ato.

E como na advocacia imprevistos também acontecem, o apoio do correspondente jurídico pode ser, também, uma carta na manga para quando datas de audiência coincidem, por exemplo. Como o advogado não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, ele pode dividir os compromissos com o correspondente e evitar que prazos sejam perdidos e clientes fiquem insatisfeitos.

Muitas outras vantagens relacionadas à contratação de um correspondente jurídico poderiam ser incluídas aqui, mas com estas quatro já é possível ter uma ideia de como ele pode colaborar e os ganhos que o seu escritório de advocacia pode ter ao contar com esse apoio.

Tem alguma ideia nova a acrescentar sobre o assunto? Compartilhe nos comentários e ajude-nos a construir conteúdos cada vez mais relevantes para você. ?