Existe alguma autoridade certificadora online?

Existe alguma autoridade certificadora online?

Você sabe o que é uma Autoridade Certificadora (AC)? Antes de saber se existe certificadora online, é importante entender para que serve uma AC. Então, vamos explicar como surgiram as Autoridades rapidinho. 😉

Podemos dizer que quando a lei do processo eletrônico determinou aos advogados que possuíssem  um certificado digital para poder enviar os documentos eletronicamente aos Tribunais, a forma de emissão do certificado digital precisou ser organizada. Essa organização coube à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), por já ser responsável por cuidar de todos os assuntos relacionados à proteção das informações que circulam em âmbito digital.

A ICP-Brasil, então, tornou-se responsável também pela determinação da Autoridade Certificadora Raiz. Essa função pertence ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). É o ITI que concede e audita os certificados emitidos pelas Autoridades Certificadoras credenciadas. Portanto, as ACs que atuam sob a responsabilidade do ITI são supervisionadas por ele. É uma forma de garantir que todas as normas de segurança estão sendo realmente cumpridas. No site do Instituto constam todas as Autoridades existentes no país que seguem essas normas.

Onde encontrar uma certificadora online?

Tanto a Caixa Econômica Federal quanto uma pessoa jurídica podem ser ACs. Por isso, ambos estão na relação de Autoridades do ITI. Não há distinção. Mas, independentemente de ser pública ou privada, a AC precisa seguir o que estabelece a Declaração de Práticas de Certificação. Ou seja, não pode deixar de fiscalizar a documentação da empresa ou pessoa física que solicita um certificado digital. No Passo a passo para seu certificado digital na nuvem é possível consultar a relação de documentos necessários para a emissão do certificado digital.

Esses documentos devem ser apresentados pessoalmente na unidade física da AC. Por essa razão, nenhuma certificadora online detém atendimento 100% virtual. A parte final de conclusão do certificado digital é obrigatoriamente presencial. Justamente para ser feita a verificação dos documentos. Também, a coleta dos dados necessários e a comprovação da identidade de quem solicita o certificado digital. Dessa forma, uma certificadora online, de fato, não existe quando se trata de certificado digital para a assinatura de documentos. Mas, como a presença é exigida somente para a finalização da emissão, os passos anteriores para a solicitação do certificado digital podem, sim, ser feitos virtualmente.

Assim, o que quem tiver interesse em adquirir um certificado digital precisa fazer é escolher a Autoridade Certificadora para comprar a certificação. Uma outra opção é adquiri-lo diretamente em uma solução que o mantém salvo na nuvem e atua em parceria com uma AC credenciada ao ITI. Isso pode tornar mais fácil a utilização do certificado digital. A forma de aquisição, nesse caso, é basicamente a mesma das demais Autoridades. Significa que os primeiros passos da compra do certificado podem ser efetuados na internet. Por isso, vamos explicar como fazer para ter o certificado digital e uma solução que o protege na nuvem.

Como ter o certificado digital sempre online e na nuvem

Para que o certificado digital vá direto para a proteção na nuvem após a emissão, todo o passo a passo da compra pode ser feito já no Cofre Virtual, a partir da página de cadastro. Todos os dados informados são associados automaticamente ao certificado digital, por isso, é muito importante preencher corretamente todos eles.

O desbloqueio do acesso ao Cofre Virtual ocorre quando a criação da conta é confirmada a partir do e-mail enviado para o endereço eletrônico informado. É preciso completar o cadastro depois de  escolher o plano e o certificado, e definir as senhas necessárias para uso do certificado digital a partir do Cofre Virtual.

Conforme já mencionado, para concluir a emissão do certificado digital é preciso comparecer pessoalmente a uma unidade da Autoridade Certificadora. Neste caso, à unidade física com a qual o Cofre Virtual atua em parceria. A validação pode ser agendada por e-mail, pois, logo após a definição das senhas, a AC envia uma mensagem eletrônica com um link para agendar o dia e o horário para apresentação dos documentos. Também é possível solicitar o atendimento a domicílio, um valor é cobrado parte para isso. A validação é gratuita se feita diretamente na AC.

É importante relembrar que para a validação, é necessário ter em mãos alguns documentos pessoais. Sem isso, não há como concluir a emissão do certificado digital. Tem a relação completa da documentação necessária no Passo a passo para seu certificado digital na nuvem. 😉

Feita a validação, o certificado é emitido diretamente no ambiente online do Cofre Virtual e fica disponível para ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet. Portanto, não há mais com o que se preocupar.

Sempre que for preciso assinar qualquer documento, é só acessar o Cofre Virtual. Tokens e smart cards, que precisam de leitoras de cartão podem ser deixados de lado, já que o Cofre cumpre com as funcionalidades desses dispositivos.

Há mais 5 motivos para ter o Cofre Virtual que você precisa saber! São todos relacionados aos benefícios da tecnologia com os quais você pode contar! Aproveite para ler sobre em Benefícios da tecnologia: 5 motivos para ter o Cofre Virtual.

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