Receitas e despesas: como equilibrar as contas do escritório de advocacia

Receitas e despesas: como equilibrar as contas do escritório de advocacia

Ter o controle das receitas e despesas no escritório de advocacia nem sempre é tarefa fácil para o advogado. Por isso, elaboramos este passo a passo. Afinal, o equilíbrio financeiro é uma das coisas que garante um crescimento saudável. E que escritório de advocacia não quer crescer?

Portanto, comecemos pelo básico. Aquilo que todo mundo que ganha dinheiro sabe, mas que dificilmente consegue colocar em prática. Entender o que se ganha e o que se gasta para que as despesas não sejam maiores que as receitas. Nem o saldo final negativo.

Análise das receitas e despesas

Nessa análise, duas perguntas muito importantes são:

  1. Quanto o escritório de advocacia fatura?
  2. Quanto o escritório de advocacia tem de despesas?

Para responder a primeira pergunta, o exercício é listar todos os honorários e valores previstos em contratos que o escritório tem de rendimento mensal. Claro que nem sempre os ganhos são mês a mês, porém, as contas vencem mensalmente. Então, é melhor trabalhar com essa realidade. Assim, é mais fácil não se perder. Com o “dever de casa” bem feito, mais para frente é possível trabalhar com previsões.

Para responder a segunda pergunta, o exercício é semelhante: listar todos os gastos. Eles podem ser separados entre os fixos e os variáveis. Os fixos são os que é preciso pagar sempre. Dessa maneira, um dica é começar por eles: luz, água, internet, telefone, salários. Depois, é hora de pensar nos variáveis. Por exemplo: impostos, café, copos, material de papelaria e limpeza. Enfim, coisas que são necessárias para o bom funcionamento do escritório de advocacia, mas que não é sempre que se precisa.

Feito isso, é só calcular. Qual é o resultado da soma dos ganhos? Aí está a receita. E qual é o resultado da soma das contas a pagar? Esta é a despesa.

O que acontece ao diminuir o valor da despesa do valor da receita? Caso o resultado mostre que não há o suficiente para pagar as contas, é preciso pensar em um plano de redução das despesas. Ao menos, até que esse resultado se inverta. No entanto, se houver o suficiente para pagar todas as despesas e ainda permanecer um saldo positivo, pense em fazer o que sugere o próximo passo.

Criação de um fundo de reserva

Nunca se sabe quando um gasto inesperado irá surgir. Sendo assim, por mais que o saldo seja positivo e a vontade de investir seja grande, um plano melhor pode ser criar um fundo de reserva para recorrer quando algum imprevisto acontecer. E não precisa ser nenhum grande imprevisto. A simples perda do certificado digital já exige que se faça um investimento não esperado.

O fato de ter um fundo de reserva para quando coisas assim acontecem gera mais tranquilidade para enfrentar a situação, pois, não há preocupação com o fato de não ter de onde tirar os recursos financeiros necessários para arcar com a compra de uma certificação nova.

O fundo de reserva evita que em situações que exigem um investimento maior, o escritório tenha de solicitar empréstimos a juros altos. Para não precisar lidar com esses cenários, vale observar quanto é possível destinar ao fundo todo mês. Às vezes, é válido até só pagar as contas por um tempo para poder guardar o que há de saldo. Uma opção para que o dinheiro desse fundo renda mais é aplicá-lo. Existem investimentos que permitem o saque a qualquer momento.

Gestão dos recursos

Conhecer as receitas e despesas, e planejar a criação de um fundo de reserva podem ser considerados parte da gestão de recursos. No entanto, não é tudo o que essa gestão engloba. Há outras coisas a serem observadas e (re)estruturadas, caso seja necessário. Por exemplo, as perdas. Das menores às maiores.

Uma perda menor, que pode não parecer, contudo, impacta sim no orçamento é a quantidade de copos plásticos usados no escritório de advocacia. Comprá-los ou não pode parecer que não representa muito no orçamento. Entretanto, a longo prazo, quanto o escritório deixou de guardar no fundo de reserva para fazer essa compra? Ainda mais considerando que cada pessoa da equipe, muito provavelmente, tem em casa um copo ou uma caneca sobrando que poderia ser levada para ser usada no escritório. Além de econômica, essa atitude contribui para a sustentabilidade do planeta.

Uma perda maior seria a hora de trabalho mal aproveitada da equipe. Não tem motivo para usar meia hora do tempo de uma pessoa para imprimir um documento, colher a assinatura e levá-lo ao Tribunal quando esse trâmite pode ser feito eletronicamente, a partir da assinatura com certificado digital, em poucos minutos. Em lugar disso, essa pessoa poderia se dedicar a algo mais produtivo, capaz de trazer um retorno real ao escritório de advocacia.

São pequenas alterações na rotina que podem evitar que os recursos financeiros do escritório vão embora sem ninguém perceber.

Planejamento das receitas e despesas

Depois de o “trem” do controle das receitas e despesas estar nos “trilhos” e haver “peças extras” para possíveis reparos, é possível planejar o aumento dos trilhos e fazer aquela projeção mencionada acima.Para isso, trabalhe com os dados disponíveis.

A receita é X, a despesa é X e pelos contratos e processos que há em tramitação, provavelmente Y irá entrar para o caixa. Logo, será possível continuar colocando no fundo de reserva X% de X ou aumentar um pouco esse valor com X% de Y. Outra opção é usar Y para oferecer para a equipe um bônus. Ou para investir na capacitação de alguém que vai refletir positivamente nos ganhos do escritório em tanto tempo. Enfim, há diversas possibilidades. O importante é mirar naquilo que é o foco do crescimento do escritório de advocacia, sem deixar de cuidar para que as despesas não se sobressaiam às receitas. Não há problema em refrear uma ação para equilibrar a balança financeira do escritório. Só não dá para operar no vermelho!

Uma boa ajuda para manter o controle de receitas e despesas é o eBook Manual da Gestão Financeira para o Escritório de Advocacia! Preencha os campos para receber o seu!

Deixe seu comentário

cofrevirtual@softplan.com.br | +55 48 3027-8000
© 2018 Cofre Virtual - Todos os Direitos Reservados
Uma iniciativa

Notice: Undefined index: total_count_position in /home/cofrev/public_html/cofrevirtual/blog/wp-content/plugins/social-pug/inc/functions-frontend.php on line 46
shares