Seja você a sua própria equipe ou seja você o gestor de um escritório de advocacia, tem algo que você precisa saber: como melhorar a produtividade dos advogados.

Em meio a tantos processos, petições, documentos, audiências, clientes, deter as ferramentas certas para colaborar com a organização e a realização das atividades é quase como encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris. Então, você está fazendo alguma coisa para chegar até o seu?

De fato, esta é uma tarefa complexa. Às vezes, o novelo está tão enredado que mal se consegue encontrar a ponta. Mas depois que você a encontra e começa a desfazer os nós, o dia a dia flui com mais tranquilidade e assertividade. O grande segredo para chegar lá é se planejar. Esse planejamento pode partir de duas simples perguntas:

– De tudo o que é preciso fazer, o que vai gerar um impacto positivo imediato no cotidiano do escritório de advocacia?

– Como colocar isso em prática?

Certamente, não é uma forma de resolver todas as questões que são necessárias, mas já é um norte que pode trazer mais ânimo e bons resultados para o crescimento do escritório de advocacia.

Um erro comum, quando se percebe que é preciso encontrar formas de como melhorar a produtividade da advocacia, é o anseio de implementar todas as ideias de uma só vez. Dependendo do tempo, do esforço e do número de pessoas existente para fazê-lo, o resultado pode ser só mais frustração. É por isso que, conforme o cenário, o mais resolutivo é escolher uma situação para “atacar”, resolvê-la e só então partir para a próxima.

Existem inúmeras interferências e intercorrências que podem afetar a produtividade dos advogados. Algumas estão sob o controle deles. Outras, não. Vamos ver o que é possível fazer em relação às que estão somente sob responsabilidade dos profissionais do Direito.

Saiba como melhorar a produtividade dos advogados

Investir em capacitação

Os advogados possuem uma função social de suma importância para todos. O conhecimento que detém para defender os cidadãos e a possibilidade de poder contar com eles é o que também traz para as pessoas confiança de que realmente estão juridicamente amparadas. Por esse ser o foco principal dos advogados, muitas vezes, eles desconhecem as ferramentas disponíveis para ajudá-los nas tarefas do dia a dia que não são diretamente relacionadas ao Direito, mas que impactam nos ganhos. Por exemplo, as maneiras de atender aos clientes no escritório de advocacia.

Muitos acham que dialogar já é o suficiente. Nem sempre é. Conhecer técnicas de conversação para envolver a pessoa é algo que pode ser muito útil e ajudar a gerar uma boa impressão, a ponto de o cliente fazer uma recomendação para outra pessoa, de tão bem atendido que se sentiu desde o primeiro contato. Isso é muito importante, porque representa ganhos para o escritório.

Solicitar feedbacks

É uma prática de muitas advogados não fazer mais contato com o cliente depois de a sentença ser cumprida e os honorários serem pagos. Isso é um erro porque o relacionamento não se encerra por aí. Na verdade, é bom que ele permaneça, por dois motivos:

1- O cliente pode ter outra demanda para a qual necessite de assessoria jurídica em um curto período;

2- O cliente pode dar um bom feedback sobre como foi o atendimento que recebeu e os pontos a melhorar.

No primeiro caso, a manutenção do relacionamento fará com que ele sempre se lembra de que você é o advogado que pode ajudá-lo, por estar sempre disponível. No segundo caso, o que o cliente lhe disser poderá ser usado para melhorar a prática advocatícia e alavancar a produtividade do escritório. Ou seja, de qualquer forma, a manutenção do relacionamento só traz benefícios para você e para a sua equipe, caso tenha uma para gerir.

Usar ferramentas digitais para otimizar seus processos

Dispor dos recursos que surgiram a partir da transformação digital da advocacia também é um meio de melhorar a produtividade dos advogados. E não se trata de contratar ou melhorar somente o software de gestão do escritório. Há muitos outros que podem tornar o dia a dia no escritório de advocacia mais ágil. Por exemplo, uma ferramenta que permita ao advogado assinar diversos documentos ao mesmo tempo. Ou que permita armazenar o certificado digital em ambiente online para ser acessado de qualquer computador com internet, em qualquer lugar. E que, além disso, possibilite o controle das assinaturas feitas com o certificado digital.

Há algumas boas soluções no mercado para se conhecer. A que apresentamos é o Cofre Virtual, uma plataforma para armazenamento do certificado digital que é possível conhecer a partir do download do e-book Serviço de armazenamento do certificado digital em ambiente online e seguro. Baixe sua cópia gratuitamente e veja como melhorar a produtividade dos advogados por meio dessa simples solução. Boa leitura!