Assinatura com certificado digital

Assinatura com certificado digital: saiba como usar o Cofre Virtual

Fazer uma assinatura com certificado digital é fácil! Especialmente se você tem o seu certificado armazenado na nuvem com o Cofre Virtual. Nesse caso, tudo o que você precisa é de um dispositivo com acesso à internet, um cadastro ativo e pronto! Você já pode assinar qualquer documento digitalmente, sem se preocupar!  

Acabou? É só isso?  

Em tese, sim. Mas queremos que você tenha toda a informação possível sobre como realizar uma assinatura com certificado digital utilizando o Cofre Virtual. Por isso, montamos um passo a passo rápido para você conhecer a solução. E o melhor, em vídeos curtos, para tornar a compreensão mais fácil ainda!  

Os vídeos estão divididos em partes. Assim, você pode optar entre procurar diretamente o vídeo que mais quer assistir ou ver todos, em ordem, para não perder nenhuma informação.

Mesmo que cada vídeo seja assistido independentemente, você não vai perder nenhuma informação. Eles são interdependentes. Portanto, fique tranquilo se não for possível assistir todos na mesma hora. Até porque, caso a dúvida seja pontual, não tem porque você assistir ao vídeo todo para encontrar a resposta para a sua pergunta.

Buscamos facilitar ao máximo para flexibilizar o seu entendimento sobre como usar o Cofre Virtual. Vamos lá!

Fazer a assinatura com certificado digital é muito simples com o Cofre Virtual!

 Para poder assinar documentos com certificado digital, o que os advogados precisam fazer é ter sempre consigo um token (espécie de pen drive), um smart card dispositivo semelhante a um cartão de crédito) e uma leitora de cartão ou o próprio computador. Dependendo do tipo de certificado digital, as opções de mídia para guardar o certificado digital são muito restritas. E sem estar de posse de uma delas no momento em que é preciso proceder a assinatura, o advogado fica sem alternativa do que fazer. A não ser ir atrás do dispositivo, que pode ter sido esquecido em algum local, como o escritório, ou perdido.

São problemas que o Cofre Virtual elimina de forma muito simples. Você vai entender melhor como usar o Cofre Virtual agora, com os vídeos.

1. O que é o Cofre Virtual

Poucas pessoas utilizam aplicativos, por exemplo, sem antes saber a que ele se destina e se é confiável usá-lo. Essa é uma atitude correta, pois significa autoproteção. 

Um aplicativo não seguro pode fazer com que todos os logins e senhas do usuário parem em mãos não confiáveis. Ninguém quer correr esse risco. Nem você. Por isso, segurança é importante. E é preciso cuidar para que nenhuma falha interfira no uso da certificação.

O certificado digital é um documento individual que precisa ser armazenado em uma plataforma que proporciona um ambiente online e seguro.  

Quer saber mais?  

Continue lendo para compreender o que é necessário para adquirir o Cofre Virtual e o certificado digital para a assinatura de documentos como petições e contratos.   

2. Como criar a conta no Cofre Virtual

Como em qualquer aplicativo ou site de serviços na internet, é preciso criar uma conta no Cofre Virtual.  O cadastro precisa ser preenchido com muita atenção, pois os dados informados serão associados ao certificado digital e usados para validação.  

O procedimento padrão de muitas empresas é enviar um e-mail para confirmar o cadastro e ativar a conta. O Cofre Virtual usa essa mesma estratégia.  

Em caso de não localizar a mensagem, sempre é válido conferir a caixa de Lixo Eletrônico. O login é liberado após a confirmação do cadastro. 

E se mesmo assim a mensagem não for localizada, o recomendado é tentar acessar a conta recentemente criada. Claro que você não vai conseguir o acesso, por falta da confirmação. Em função disso, aparecerá uma mensagem, lembrando que a confirmação não foi realizada. Neste momento, é possível solicitar o reenvio do e-mail para confirmação.

Caso ainda assim a mensagem não apareça na caixa de e-mail, então, é hora de entrar em contato com o Cofre Virtual para que a equipe de suporte possa auxiliar na resolução do problema e confirmação do cadastro.

Mas, de forma alguma você deve enfrentar tanta dificuldade assim. O Cofre Virtual é para ser um meio simples e prática de uso da assinatura digital.

Ansioso para já usar o certificado digital armazenado na nuvem? Calma! Antes você precisa solicitar o seu certificado! 

3. Como solicitar o certificado digital

O certificado digital é o que dá segurança à assinatura digital. Sem a certificação, a assinatura não detém validade jurídica. Ou seja, é o mesmo que assinar um documento e não autenticá-lo em cartório. Sem o certificado, também, a assinatura deixa de conter as informações que confirmam que a assinatura realmente pertence a quem está assinando.

Aliás, é justamente por conter esses dados que o certificado digital precisa ser bem protegido para evitar violações. É por isso que anteriormente à solicitação do certificado, você terá de escolher duas senhas: uma de autenticação e outra de recuperação. 

As senhas para utilização do certificado digital armazenado no Cofre Virtual são configuradas após a confirmação de aquisição de um dos planos. Você pode falar com um consultor para sanar qualquer dúvida. 

Não se esqueça! O certificado digital só é validado após você comparecer pessoalmente na Autoridade Certificadora. Quer saber por quê? Explicamos no próximo tópico.  

4. O papel da Certificadora

Para deixar claro porque é preciso da certificadora para validar o certificado digital, há uma simples analogia: olhe a sua carteira de identidade (RG). Para fazê-la, você, provavelmente, teve de ir pessoalmente ao órgão emissor. Em alguns estados, é a Secretaria de Segurança Pública (SSP). E só depois de ter todas as suas digitais cadastradas no sistema, o número do CPF, a data de aniversário, o nome do pai, o nome da mãe, o estado civil e o endereço confirmados, e a assinatura manuscrita registrada, é que o documento foi entregue a você, alguns dias depois.

A certificadora tem o mesmo papel do órgão emissor do RG. Corresponde a ela a responsabilidade pela emissão do certificado digital. Por isso, ela precisa confirmar praticamente os mesmos dados informados para a confecção do RG, na sua presença. Por isso, é preciso agendar um dia e um horário para estar na unidade da certificadora pessoalmente para confirmar a sua identidade. 

Agora sim você já pode usar o seu certificado digital, a partir do download do assistente. Confira como é fácil instalá-lo no próximo tópico. 

5. Instalação do Gerenciador de Certificado do Cofre Virtual

Uma das vantagens em usar o Cofre Virtual é poder utilizá-lo em qualquer lugar, desde que haja disponível um dispositivo com acesso à internet.

Uma das coisas que torna essa mobilidade possível é o Gerenciador de Certificado do Cofre Virtual. Ele pode ser instalado em diferentes computadores, uma única vez. Ou seja, o gerenciador pode constar tanto no computador próprio quanto em outro computador que aceite que seja feita a instalação do gerenciador do certificado digital. A instalação em dois ou três computadores e o uso simultâneo não afeta de qualquer forma o funcionamento do Cofre Virtual.

Só não é possível assinar documentos a partir do Cofre Virtual sem o uso do gerenciador. É preciso resgatar ou fazer um certificado que use token ou smart card para que o uso do Cofre Virtual deixe de ser necessário. Ainda assim, haverá o trabalho de instalar drivers para poder concluir a assinatura com o certificado salvo nestas mídias. Um trabalho desnecessário, já que depois de feita a configuração, basta digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha do Cofre Virtual para poder assinar digitalmente todo o tipo de documentos com o Cofre Virtual.  

A plataforma tem muitas funcionalidades que você precisa conhecer!  Vamos a elas! 

6. Menu autenticação

Perder senhas pode ser um transtorno. Especialmente em se tratando de senhas importantes, como as necessárias para uso do certificado digital.  

Já pensou ter apenas o certificado salvo no computador, token ou smart card e não ter mais a senha para acessá-lo? Não tem como recuperar sem ir à certificadora. E, ainda assim, há o risco de ser preciso adquirir um novo certificado. 

O Cofre Virtual elimina essas possibilidades e riscos de uma forma muito prática. A solução detém uma área de autenticação, em que é possível trocar as senhas em todos os momentos em que a alteração se fizer necessária. 

Claro que isso não elimina o cuidado que é necessário ter com essas chaves de segurança. Proteger senhas é sempre imprescindível. Porém, o esquecimento de qualquer senha associada à utilização do Cofre Virtual tira do advogado o trabalho de ter de entrar em contato com a Autoridade Certificadora para recuperá-la. Até porque, dependendo da situação, a única forma de reaver a senha é adquirindo um novo certificado digital.

Há uma outra funcionalidade que você também pode gostar. Saiba qual é a seguir. 

7. Menu auditoria

De que forma você registra todas as assinaturas que realiza com o seu certificado digital? Como sabe que o certificado está seguro e nenhuma outra pessoa o está usando sem a sua permissão? Exceto o fato de o seu computador, token ou smart card estar sempre com você, não há nenhuma outra garantia, certo? 

É possível ter esse controle com o Cofre Virtual. Ou seja, toda e qualquer assinatura, troca de senha ou outra ação que for realizada envolvendo o seu certificado é registrada no Cofre Virtual e fica disponível para consulta a qualquer momento. 

Dessa forma, quando houver dúvida a respeito de se algum documento foi assinado, é possível consultar no Menu Auditoria se consta a assinatura dele. Não havendo qualquer registro, significa que o documento ainda precisa da assinatura. Já se constar no Menu que o documento foi devidamente assinado, esse registro serve como comprovação da realização da assinatura. Logo, caso tenha ocorrido qualquer outro problema, por exemplo, não envio ao cliente, fica mais fácil detectar a falhar e retirar o possível transtorno pela falta da assinatura.

Você pode ver tudo isso funcionando na prática. Faça o seu cadastro no Cofre Virtual. Aproveite para solicitar o seu certificado digital, armazená-lo em um ambiente online e seguro e livrar-se de qualquer preocupação. 🙂

Você também pode aproveitar para assistir à gravação do webinar:

Deixe seu comentário

cofrevirtual@softplan.com.br | +55 48 3027-8000
© 2018 Cofre Virtual - Todos os Direitos Reservados
Uma iniciativa

Notice: Undefined index: total_count_position in /home/cofrev/public_html/cofrevirtual/blog/wp-content/plugins/social-pug/inc/functions-frontend.php on line 46
shares