A assinatura digital online facilitou a vida de muitos advogados, especialmente aqueles que têm grandes volumes de documentos para assinar diariamente. Imagina o quão cansativo era fazer isso manualmente, todos os dias?

O certificado digital, de certa forma, automatizou essa parte do trabalho dos advogados que, agora, só precisam adquirir um certificado digital para assinar petições, contratos e outros documentos. Quase junto dessa tecnologia, surgiu outra: a possibilidade de armazenar o certificado digital na nuvem.

Desde que pode contar com um ambiente online e seguro para guardar o certificado digital, o profissional que faz parte do ecossistema da Justiça ganhou outro tipo de liberdade: um em que é possível acessar o certificado de qualquer computador e lugar, desde que haja acesso à internet.

Tudo isso é muito útil, porém, é preciso saber como funciona o certificado digital e as plataformas de armazenamento como o Cofre Virtual. É por isso que abaixo constam algumas das perguntas mais comuns relacionadas ao certificado e à soluções como o Cofre Virtual. No fim, tem uma dica bônus para tornar você um “expert” em certificados digitais para advogados. Segure a curiosidade e siga com a leitura!

6 perguntas sobre o certificado para obtenção de uma assinatura digital online

1. É possível comprar o certificado digital de maneira parcelada para poder ter uma assinatura digital online?

Sim. No Cofre Virtual, é possível parcelar em até seis vezes o valor referente ao armazenamento do certificado digital e do próprio certificado.

2. Por que é preciso fazer a validação pessoal após solicitar o certificado digital?

Porque o certificado digital é um documento de identificação. Portanto, assim como a carteira de identidade, precisa ter a veracidade das informações comprovada, de acordo com o que estabelecem as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), as informações que constam no cadastro também tem de ser confirmadas.

3. Depois de fazer a solicitação do Certificado Digital, como fazer para agendar a validação presencial?

A validação presencial do certificado digital adquirido por intermédio do Cofre Virtual é agendada por e-mail. Após concluir a solicitação, a Autoridade
Certificadora (AC) envia uma mensagem para o endereço cadastrado para marcar o dia e o horário para a validação.

No geral, as certificadoras colocam como prazo para agendar a validação:

  • dois dias úteis, quando o pagamento é feito via boleto bancário;
  • um dia útil para pagamentos efetuados via cartão de crédito.

Esse é o período necessário que deve-se aguardar no caso de se adquirir o certificado diretamente na AC para depois importá-lo para o Cofre Virtual.

4. A validação presencial pode ser feita apenas na Autoridade Certificadora?

Não. A validação presencial também pode ser feita no próprio escritório de advocacia. Apenas é necessário consultar o valor e a disponibilidade da AC para atendimento. Já a validação presencial diretamente na Autoridade Certificadora é gratuita.

5. É preciso levar algum documento para a validação pessoal?

Sim. Para a validação presencial do e-CPF do tipo A1, que é o que pode ser armazenado no Cofre Virtual, é preciso apresentar os seguintes documentos, originais e bem conservados:

  • documento de identificação, que pode ser  o RG, a CNH, o passaporte, a Carteira de Identidade de Estrangeiro, bem como os documentos com foto que, por força de Lei, equivalem a documentos de identidade em todo o território nacional, como os da OAB, CRC, CRM, etc.;
  • CPF;
  • comprovante de endereço em nome do titular do certificado a ser validado, emitido há menos de três meses.

Tem como um terceiro validar um certificado digital?

Depende. O e-CPF não pode ser validado por outra pessoa que não seja o próprio titular do certificado digital.

6. O e-mail cadastrado no Cofre Virtual deve ser o pessoal ou o do trabalho?

O correto é cadastrar no Cofre Virtual um e-mail válido, que seja frequentemente acessado. O e-mail será a forma de comunicação com o usuário utilizada pela equipe do Cofre Virtual e também da AC. O uso de um e-mail que é pouco acessado ou inexistente pode impedir o conhecimento sobre informações importantes, por exemplo, o e-mail para agendamento da validação pessoal. Por isso, opte por sempre informar um endereço de e-mail válido e em uso.

Caso as perguntas não tenham respondido a todas as suas dúvidas, consulte o nosso Guia do Certificado Digital para Advogados.