É muito fácil usar a internet para quase tudo, hoje em dia.  

Com o certificado digital online, então, que permite assinar qualquer tipo de documento digitalmente, inclusive petições e contratos, a rotina de quem lida com um número grande de documentos ficou ainda mais flexível. Não é mais necessário o advogado estar no escritório para assinar documentos, já que eles podem ser enviados por e-mail e, em poucos passos, podem ser devolvidos, assinados. E essa é só uma das facilidades que impactam na prática advocatícia. Tem muitas outras sobre as quais vamos falar! 

Como surgiu o certificado digital online? 

O certificado digital surgiu como uma forma segura para assinar e enviar documentos eletronicamente, seja por e-mail ou via sistemas dos Tribunais. O que mantém as informações, de cada pessoa que adquire um certificado digital, em sigilo e guardadas em segurança é a criptografia e também a chave pública. 

Em síntese, a criptografia é a junção de várias regras que preservam dados pessoais como CPF, nome, e-mail, endereço, validação de entidades competentes e validade da certificação. Sob a proteção dessas regras, somente quem possui a chave para decifrar os dados é que poderá acessá-los. Esse é o papel da chave pública. Qualquer tentativa de usar uma chave diferente da criada especificamente para o certificado digital de determinada pessoa, invalida a assinatura. Portanto, é necessário que o receptor possua a chave referente ao certificado usado para assinar o documento que irá receber. 

Dessa forma, as transações eletrônicas são asseguradas e a chance de ocorrer qualquer fraude ou violação no “caminho” do documento torna-se quase nula. Isso, por si só, é uma preocupação a menos para os advogados, que não precisam encontrar formas de resguardar seus dados.  

Todas as informações são protegidas por criptografia e, dependendo do tipo de certificado, são mantidas salvaguardadas no computador do advogado ou entregues a ele em um token ou smart card.  

Embora representem um avanço, o uso desses dispositivos é pouco funcional, pois o advogado ainda é dependente deles para poder assinar um documento com o certificado digital. Basicamente, caso precise do certificado, mas esteja sem o computador, o advogado fica limitado. E sempre com uma preocupação: levar o computador para onde for. O mesmo acontece em relação ao token e smart card. 

Essa dificuldade não existe para advogados que optam pelo certificado digital online. Muito pelo contrário. A possibilidade de poder acessar o certificado digital de onde estiver, desde que exista um computador com internet à disposição, dá mais liberdade de locomoção e de trabalho para o advogado. 

Além dessa serventia, o certificado digital online agrega em muitas outras questões da prática advocatícia. Quer saber quais? Já vamos falar sobre elas. 

O que o certificado digital faz pelo advogado 

Validade jurídica e indiscutível 

Desde que foi instituído o uso do certificado digital, ele ganhou validade jurídica. Isso quer dizer que, sob hipótese alguma, a idoneidade de qualquer documento assinado com o certificado é questionada. Antes, com a assinatura manuscrita, essa integridade até poderia ser alvo de dúvida, gerando muitos contratempos. Agora, elas deixaram de existir. 

Otimização dos recursos 

A visão que se tem dos escritórios de advocacia de antigamente é de pilhas e pilhas de papéis se acumulando em cima das mesas dos advogados. Todos documentos que necessitavam ser assinados, validados, protocolados. Hoje, essas pilhas deixaram de existir, já que os documentos podem ser enviados ao destino pela internet. Essa possibilidade dispensou a necessidade de imprimir os documentos e, consequentemente, a necessidade de adquirir suprimentos para impressão. Tanto que muitas impressoras estão somente acumulando poeira em muitos escritórios. 

Mobilidade 

Outra situação que esse movimento reformulou é a de o advogado precisar ir pessoalmente fazer as assinaturas e validações. A falta de assinatura em qualquer documento pode ser solucionada de qualquer lugar do mundo em que ele esteja, de forma rápida e simples, com o armazenamento do certificado digital online. 

Ou seja, o lugar em que o advogado precisava trabalhar, anteriormente ao certificado digital, era engessado. Dificilmente ele poderia estar muito distante do tribunal ou se ausentar sem antecipar todas as providências importantes para que os processos seguissem sem ele.  

Essa realidade foi substituída por outra, muito mais interessante. O advogado ganhou a liberdade de escolher o local de onde trabalhar e a segurança de saber que pode assinar os documentos, mesmo estando distante de casa ou do escritório, com o certificado digital online. E ele nem precisa fazer o checklist dos pertences para ter certeza de que não vai esquecer o token ou smart card. O armazenamento em nuvem do certificado digital garante que ele vai ter acesso ao certificado onde ele for. Nem o computador ele precisa levar, caso não queira! 

Como migrar o certificado digital para o ambiente online 

Incluir o certificado digital em um ambiente online, para que ele possa ser acessado pelo advogado sempre que ele quiser, exige que o advogado tenha conhecimento sobre armazenamento na nuvem. É esse o recurso que o Cofre Virtual utiliza para manter o certificado digital online e seguro. 

Rapidamente, o armazenamento na nuvem é um sistema para arquivar dados na internet e que utiliza um provedor físico específico para computação na nuvem para guardar essas informações.  

Como os dados que constam no certificado digital são pessoais, ou seja, pertencem somente à pessoa e de forma alguma devem estar vulneráveis à possíveis violações, o Cofre Virtual usa avançados protocolos de segurança para garantir que mais ninguém, a não ser o próprio advogado, acesse o certificado digital. 

Além disso, todas as operações realizadas com o certificado digital, via Cofre Virtual, ficam registradas na solução e podem ser consultadas no histórico de uso. Algo que já não há como ser acompanhado no caso de o certificado constar apenas no computador, token ou smart card. 

É possível ver como tudo isso funciona ao fazer o cadastro, no Cofre Virtual, selecionar o tipo de armazenamento e criar as senhas para uso do certificado digital com a plataforma. Depois disso, sempre que for preciso assinar qualquer documento, basta acessar o Cofre Virtual e utilizar o certificado que estará lá, guardado por protocolos avançados de segurança! 

Deixe a preocupação, a burocracia e a complicação de lado na prática advocatícia e use todo o potencial que o Cofre Virtual pode proporcionar ao seu dia a dia! 

Confie que suas informações estão seguras com o certificado digital online e permita que outras demandas entrem na pauta!