Certificado digital para MAC OS: onde encontrar?

Certificado digital para MAC OS: onde encontrar?

Dispor de um certificado digital para MAC OS é um desafio para quem é advogado. Isso acontece porque muitas das soluções desenvolvidas para atender a necessidade do certificado digital no processo eletrônico não possuem versões para este dispositivo específico. Ou, quando possuem, a instalação é muito complicada.

Nesse caso, o que resta ao advogado são duas opções:

  1. comprar um computador com um sistema operacional que seja compatível com o uso do certificado digital;
  2. utilizar uma solução que permita assinar petições com o certificado digital no MAC OS.

Para você, qual dessas duas opções parece ser mais viável? Utilizar um computador com o qual não há identificação somente porque o trabalho exige? Ou ter liberdade de escolher em qual dispositivo trabalhar e contar com um solução que descomplica o uso do certificado digital?

Antes que você tome a decisão, queremos que saiba como é possível ter um certificado digital para MAC OS, ponto a ponto. Acompanhe tudo a partir do tópico a seguir.

Como ter o certificado digital para MAC OS

Para não ter de lidar com a dificuldade de um certificado salvo em token ou smart card não funcionar no MAC OS, o que você pode fazer para facilitar a sua advocacia é contratar uma solução que proteja o certificado digital na nuvem. O Cofre Virtual garante a proteção do certificado e facilita o acesso a ele por ser online.

Ou seja, é uma solução viável para poder continuar usando o tipo de computador que você deseja para assessorar juridicamente os clientes. Especialmente porque há no mercado um número restrito de tokens e smart cards com leitoras de cartões que realmente funcionam nos computadores com sistema operacional desenvolvido pela Apple. É preciso dedicar um tempo considerável nesta busca.

Isso significa que você precisará passar algum tempo no telefone, entrando em contato com as Autoridades Certificadoras (ACs), para questionar se o certificado digital que oferecem é compatível com o MAC OS. Para tanto, será preciso informar qual é a versão do computador. Será 10.6? 10.10, quem sabe? Ou 10.12 ou 10.13?

Com certeza, essas são são questões com as quais você se depara somente em momentos assim. O que torna bem possível que você mal saiba a resposta.

Desgasta, cansa, irrita ficar tanto tempo no telefone para resolver uma questão simples, não é mesmo? O mesmo acontece quando e-mails são enviados e nenhum retorno consta na caixa de mensagens já no dia seguinte. Não há motivo para passar por tudo isso.

Também não há razão para investir em outro computador ou deixar de comprar o que possui MAC OS. Quanto você gastaria nisso? Em uma busca rápida na internet, já é possível constatar que o valor aproximado de um novo notebook é de quase R$ 2.000,00. Comparado a um plano anual do Cofre Virtual – R$ 299,94 -, que já inclui a compra do certificado digital, a economia é considerável. De aproximadamente 85%.

E dispor do Cofre Virtual para assinar documentos com o certificado digital não é apenas economicamente vantajoso. Há muitos outros ganhos para o advogado que o utiliza. Você já vai descobrir quais se continuar a leitura.

Cofre Virtual é mais que uma solução para usar o certificado no MAC OS

A economia gerada pelo fato de não precisar comprar outro computador com certeza influencia na decisão apontada no início do testo. Mas, não é só o que deve ser considerado para se chegar a uma conclusão. Portanto, preste atenção aos outros fatores antes de escolher a opção a seguir.

1. Não precisa comprar um novo certificado

O fato de o plano do Cofre Virtual incluir o valor para a compra de um certificado digital não significa que a compra precisa ser necessariamente realizada. É possível contratar somente o armazenamento e importar o certificado que você já possui para dentro do Cofre Virtual.

Contudo, há dois casos em que a importação não pode ser realizada. O primeiro deles é se o certificado digital for do tipo A1. Pois, esse é o único tipo de certificado que o Cofre Virtual consegue guardar no momento. Dessa maneira, não há como importar um certificado digital do tipo A3 para o Cofre Virtual.

O segundo caso em que a importação pode não ser possível é quando você compra um certificado digital e, no momento de mantê-lo no computador, deixar, esquecer ou não considerar importante selecionar a caixa que diz: “Marcar essa chave como exportável”.

Sendo assim, em qualquer uma dessas situações não há outra alternativa a não ser comprar outro certificado.

2. Nada de configurações complicadas

A única coisa que o Cofre Virtual exige é que seja instalado no computador o Gerenciador de Certificados do Cofre Virtual. O programa está sempre disponível para download na plataforma e pode ser instalado em qualquer computador que você for usar para assinar peças jurídicas ou documentos.

Há versões do programa para os principais sistemas operacionais em uso. E mesmo que o gerenciador esteja instalado em um computador, nada impede que ele seja instalado em outra máquina. Pode ficar tranquilo que nenhum tipo de conflito irá surgir porque o gerenciador estar instalado em computadores diferentes.

O passo a passo para instalar o gerenciado é bem simples. Você pode entender como funciona na prática com este conteúdo que já produzimos sobre o assunto: Gerenciador do certificado digital: passo a passo de como instalar.

3. Certificado digital com acesso online

O Cofre Virtual é uma plataforma executada na nuvem. Por isso, a partir do momento em que o certificado digital é adquirido diretamente no Cofre Virtual ou importado para dentro dele, o certificado pode ser acessado online. Quer entender melhor o que isso quer dizer?

Significa que não há mais porque você se preocupar com tokens ou smart cards que mal funcionam no MAC OS. Tudo o que você precisa para acessar o seu certificado é conexão com a internet. Assim, é possível fazer o login na sua conta do Cofre Virtual por meio do site para poder fazer o download do gerenciador, verificar o histórico de assinaturas e usufruir de todas as outras funcionalidades à disposição.

E então? Já tomou a sua decisão entre comprar um computador ou contratar o Cofre Virtual? Avalie mais uma vez o plano anual para uso do Cofre Virtual para saber como se desfazer da importunação que é não poder assinar documentos no MAC OS.

Há um consultor disponível para falar com você, também, para sanar suas dúvidas. Entre em contato se precisar. Deixe-nos facilitar o seu dia a dia.

Deixe seu comentário

cofrevirtual@softplan.com.br | +55 48 3027-8000
© 2018 Cofre Virtual - Todos os Direitos Reservados
Uma iniciativa
shares