tecnologia na advocacia

Os benefícios da tecnologia na advocacia

Inovações tecnológicas, evolução digital ou softwares de gestão são assuntos cada vez mais abordados na advocacia. Essa transformação digital agrega uma série de novas atividades para o advogado que, antes, eram impensáveis e, agora, são indispensáveis para o exercício da profissão.

Hoje, é importante para o advogado otimizar seu tempo para estar disponível para atender solicitações de clientes e a par de tudo o que acontece com os processos pelos quais é responsável.

Muitas vezes, os advogados têm dificuldades de incorporar os benefícios da tecnologia ao dia a dia, mas não é possível deixar para depois o uso dessas soluções. Até porque elas já são uma realidade para otimizar a rotina nos escritórios de advocacia que, caso sejam bem aplicadas, geram redução de custos e ganho de tempo na execução de atividades.

A tecnologia no direito está transformando a advocacia. Não basta mais dominar as Leis. É necessário que os profissionais procurem inovar nos procedimentos para se adaptarem às exigências dos mercados (nacional e internacional), também conhecido como “business law”.

Essa adaptação é um dos principais desafios dos escritórios de advocacia, que precisam buscar, constantemente, a modernização de processos, visando agilidade, eficiência, uma melhor experiência para si e, principalmente, para os clientes que, atualmente, cobram essa transformação digital.

As inovações tecnológicas ocasionam efeitos na economia e nos hábitos de consumo. Cada vez mais presente na constituição dos negócios, também geram impactos no ecossistema da Justiça. Dessa forma, é preciso que o advogado renove sua forma de pensar, para estar totalmente inserido no mercado.

Tratando a advocacia com esta visão empreendedora, é possível aumentar as estratégias e oportunidades que possam ser usadas no relacionamento do advogado com o seu cliente, independentemente do tamanho do escritório. Inclusive, é possível planejar o marketing jurídico digital.

A tecnologia tem contribuído para o ambiente jurídico, tanto no aumento de produtividade e na gestão de um escritório, quanto na busca por vantagens competitivas. É cada dia mais difícil encontrar escritórios de advocacia que baseiam sua atuação em processos e arquivos físicos. Conforme esse modo de trabalho diminui, a demanda por tecnologia aumenta e todas as rotinas do escritório passam a estar centralizadas em soluções e inovações tecnológicas.

Hoje, a tecnologia é um fator estratégico que já mudou e continua mudando a prestação de serviços jurídicos. O escritório de advocacia que procura se tornar mais ágil e se manter competitivo, não pode ficar parado. Confira abaixo, algumas tecnologias que podem impulsionar a produtividade na advocacia.

4 maneiras de inserir a tecnologia na advocacia

Assinatura Digital

A assinatura digital de documentos pode ser uma ajuda importante, uma vez que deixa de existir a obrigatoriedade de se assinar um documento físico. Além disso, com o avanço da tecnologia, está-se implantando o processo eletrônico, o que torna a assinatura digital indispensável para que o advogado possa atuar em processos. Hoje, além de ter a assinatura digital, você pode armazená-la digitalmente em soluções que mantém o seu certificado digital online e sempre seguro, não precisando, assim, utilizar tokens e smart cards.

Armazenamento de arquivos em nuvem (cloud computing)

A tecnologia de armazenamento de arquivos em nuvem (cloud computing) auxilia no gerenciamento de atividades individuais ou coletivas no escritório. Sua aplicação é importante, principalmente pelo acompanhamento de processos ou para a produção de pareceres de forma conjunta, em que mais de uma pessoa edita o documento ao mesmo tempo.

Softwares

Um software jurídico realiza a gestão administrativa, possibilitando um maior controle de despesas, fluxo de caixa, faturamento de clientes, além de regular a rotina jurídica, como cadastro de advogados, clientes e as informações diárias dos processos. Atualmente, existem softwares disponíveis também para realizar peticionamento e análises preditivas, que entregam uma visão completa e inovadora dos processos judiciais.

Aplicativos mobile

Celulares e tablets, para acessar informações de clientes e processos, fazem toda a diferença, pois os advogados precisam estar disponíveis, mesmo exercendo atividades que exigem que ele se ausente do escritório.

Deixe seu comentário

cofrevirtual@softplan.com.br | +55 48 3027-8000
© 2018 Cofre Virtual - Todos os Direitos Reservados
Uma iniciativa

Notice: Undefined index: total_count_position in /home/cofrev/public_html/cofrevirtual/blog/wp-content/plugins/social-pug/inc/functions-frontend.php on line 46
shares