Softwares jurídicos e outras ferramentas que estão revolucionando a advocacia

Olha que interessante! A edição 2017/2018 da pesquisa sobre os softwares jurídicos mais utilizados no mercado jurídico, feita pela InteliJur, fez uma análise desses softwares.

Assim, os advogados têm à disposição um meio de conhecer o que está disponível no mercado para ajudá-los a organizar o seu dia a dia. Sabe por que isso é legal? Porque soluções inovadoras surgem todos os dias e têm se mostrado muito úteis para o exercício do Direito.

De maneira geral, as tecnologias que vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos têm se tornado indispensáveis para o estilo de vida atual. Um exemplo é o WhatsApp. Até pouco tempo, ele não existia e a maneira de falar com alguém por mensagem de texto era usando o envio de mensagens disponibilizado pela operadora do celular. Agora, não exista uma pessoa que não utiliza o aplicativo para se comunicar.

Mais um exemplo é o Mercy Virtual Care Center, do Missouri (EUA), que realiza consultas por videochamadas, monitora sinais vitais pela internet e faz o controle do estado de saúde das pessoas com o suporte da tecnologia. Uma realidade antes impensada, que ainda não pode ser aplicada no Brasil porque o Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe o atendimento remoto, mas que  demonstra a revolução que o surgimento de novos sistemas e ideias promove até nas atividades mais conservadoras.

É só uma questão de tempo para o mundo se adaptar às novidades que vão aparecendo. Em pouco tempo, elas já estão tão inseridas na rotina que logo esquecemos como fazíamos antes, sem elas. É um processo que acaba se naturalizando e facilitando a relação com o trabalho. Com certeza, os advogados acham muito mais interessante poder assinar digitalmente um documento do que ter de imprimir uma petição em papel, assiná-la e levá-la pessoalmente ao fórum. E esse é só um exemplo pequeno do que é possível operacionalizar na advocacia com a adoção de softwares jurídicos e outras ferramentas. Continue lendo para descobrir muito mais!

Descubra o que os softwares jurídicos e demais ferramentas podem fazer pelos advogados!

Os softwares jurídicos mais avançados usam inteligência artificial, ciência de dados e computação cognitiva para atender a diferentes demandas. Alguns deles conseguem analisar a grande quantidade de documentos gerados pela Justiça brasileira em segundos. E não só isso! Informam qual é a provável decisão que pode resultar uma ação e o que é que pode influenciar nessa decisão. É um tipo de ferramenta poderosa para os advogados e escritórios de advocacia, assim como as que relacionamos a seguir.

SAJ ADV

O SAJ ADV é um software para advogados que organiza e otimiza o trabalho dos advogados. Ele realiza a gestão integrada e foi especialmente desenvolvido para os escritórios de advocacia. Um dos seus diferenciais é o ganho de tempo que proporciona aos profissionais, a partir do gerenciamento das tarefas, acompanhamento dos atendimentos e processos em qualquer lugar. O acesso ao software pode ser feito pelo computador ou smartphone.

As principais funcionalidades do SAJ ADV são o preenchimento automático de documentos, uma área dedicada ao cliente, o controle dos acessos e a captura de processos pelo número do registro do advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

iProtesto

O iProtesto facilita a rotina de trabalho do advogado, ao permitir que ele envie protestos de sentenças judiciais para qualquer cartório do Brasil. Dessa forma, o profissional que precisa protestar um título no Rio Grande do Norte, mas está em São Paulo, não precisa viajar para realizar o protesto. Assim, o advogado ganha tempo, sem contar que aumenta seus ganhos.

Algo muito interessante do iProtesto é que não existe mensalidade para usá-lo. O advogado paga pela utilização, ou seja, por protesto de sentença que envia. E como a apresentação de protesto é enviada com a assinatura digital, a segurança está garantida.

PeticionaMais

O que todo advogado quer é uma rotina de trabalho que seja dinâmica, prática e segura. Como são muitos tribunais no Brasil e cada um tem as suas próprias regras, às vezes é preciso usar um tempo precioso na configuração dos documentos. O PeticionaMais entendeu essa dor dos advogados e também o quanto é desgastante para eles ter de ficar de olho no funcionamento dos sistemas de envio de petições do judiciário. Tanto que a solução transforma a petição para o formato exigido automaticamente, a partir do momento que o arquivo é salvo na plataforma e monitora os sistemas constantemente, livrando o advogado dessa tarefa.

Cofre Virtual

Algo que a tecnologia fez pelos advogados foi livrá-los de ter de assinar documentos de forma manuscrita. A assinatura com certificado digital tem a mesma vaidade e tudo o que eles precisam é lembrar de levar consigo o computador, token ou smart card em que o certificado está armazenado para poderem realizar a assinatura. Ótimo, certo? Infelizmente, nem tanto. A chance de esquecer o token ou smart card e ficar impedido de assinar o documento quando preciso é grande. Como impedir que isso aconteça? O Cofre Virtual encontrou a resposta ao propor o armazenamento em nuvem do certificado digital. Essa também é uma forma segura de mantê-lo guardado, já que não há chance de perda ou roubo. Com o Cofre Virtual, o certificado digital está sempre à mão!

Deixe seu comentário

cofrevirtual@softplan.com.br | +55 48 3027-8000
© 2018 Cofre Virtual - Todos os Direitos Reservados
Uma iniciativa
shares