FAQ

O armazenamento online do certificado digital e a emissão e uso do próprio certificado, em si, despertam algumas dúvidas. Respondemos às mais recorrentes nesta seção de Perguntas Frequentes.

O certificado digital é um documento eletrônico utilizado para comprovar a identidade de uma pessoa ou empresa na internet.

Pessoas físicas podem emitir o e-CPF e empresas, o e-CNPJ. Ambos funcionam como uma versão eletrônica do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Por isso, tanto o e-CPF quanto o e-CNPJ são vinculados aos respectivos documentos e servem como uma espécie de identidade perante a órgãos como a Receita Federal.

A assinatura eletrônica é uma maneira segura de confirmar a autenticidade de documentos e declarações e da pessoa que as está validando.

Já falamos, em um tópico anterior, que há o e-CPF e o e-CNPJ. Para cada um, existem os certificados A1 e A3. Uma das maiores diferenças entre eles, além da validade e da segurança, é a forma como podem ser armazenados.

O Certificado A1 é emitido em um arquivo de computador que pode ser copiado e utilizado em vários computadores, o que torna a segurança dele mais baixa.  Em contrapartida, o certificado A3 permanece sempre guardado em dispositivos criptográficos, como smart cards ou tokens.

O Cofre Virtual é um grande dispositivo criptográfico, que garante a mesma segurança para os certificados digitais A1 e A3, e não permite que eles sejam copiados.

A solicitação do e-CPF A1 pode ser feita diretamente no ambiente online do Cofre Virtual. Basta criar uma conta ou acessá-la, caso ela já exista, para efetuar a compra e solicitar o certificado.

O Cofre Virtual é integrado à Certisign Certificadora Digital, uma das autoridades certificadoras, especialista em identificação digital, com autorização para emitir certificados digitais em todo o Brasil.

Sim. Certificados do tipo A1 são válidos por 12 meses e certificados do tipo A3, por três anos.

Quando a compra do certificado digital é feita no ambiente online do Cofre Virtual, o e-CPF A1 é, automaticamente, armazenado na plataforma e pode ser acessado de qualquer local com conexão à internet.

Do contrário, o certificado digital é armazenado diretamente no computador do usuário, em um token ou smart card.

O Cofre Virtual é uma solução que mantém o certificado digital sempre disponível, em ambiente online e seguro. Com ele, é possível assinar petições, contratos e qualquer outro tipo de documento, com máxima segurança e praticidade. E tudo isso sem precisar carregar consigo tokens, smart cards ou leitoras de cartão.

Qualquer pessoa que necessite utilizar um e-CPF A1 pode utilizar o Cofre Virtual.

O Cofre Virtual é a forma mais segura de armazenar um certificado digital, mais do que qualquer outro meio disponível. É impossível o usuário perder o certificado por meio do Cofre Virtual.

O número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) é utilizado como login do Cofre Virtual por uma questão de segurança. O CPF é uma chave única, ou seja, não existe outra pessoa com o mesmo número. Assim, é uma forma segura e garantida de que quem está fazendo o login é o próprio usuário do certificado digital.

Não há com o que se preocupar, pois a plataforma pode ser acessada de qualquer computador e todas as senhas, alteradas.

Sim, o Gerenciador de Certificados do Cofre Virtual pode ser instalado em quantos computadores o usuário quiser.

O uso do Gerenciador de Certificados do Cofre Virtual é necessário para poder utilizar o certificado na assinatura de documentos. Em cada computador, só é preciso instalá-lo uma única vez.

Já usuários que dispõe de softwares integrados nativamente ao cofre virtual não precisam instalar o Gerenciador.

Por enquanto, o Cofre Virtual armazena somente certificados digitais do tipo e-CPF A1.

A integração atualmente existente é com Certisign Certificadora Digital.

A forma de pagamento aceita para aquisição do Cofre Virtual é cartão de crédito.

Os servidores do Cofre Virtual são todos dispositivos criptográficos. Não é possível remover um dado inserido, assim, quando a chave privada do certificado digital é inserida no Cofre Virtual não é possível removê-la, ou seja, ela permanece armazenada até o fim da sua validade.

O período mínimo de contratação do Cofre Virtual é de 12 meses. Após esse prazo, pode-se optar em não renovar o plano do Cofre Virtual.

Mediante a expiração do prazo de validade do certificado que já possui, o usuário precisa adquirir um novo certificado.

Para ampliar o período de armazenamento, é preciso fazer a compra de um novo plano do Cofre Virtual, que começará a contar após o fim do primeiro plano contratado.

Em caso de perda da senha de autorização (PIN) e da senha de recuperação (PUK), não há como utilizar o certificado armazenado no Cofre Virtual. Dessa forma, um novo certificado precisa ser adquirido.

A própria plataforma realiza a exclusão do certificado com a validade já vencida, após a compra de um novo certificado.

Usuários que desejam entrar em contato para conversar com a equipe do Cofre Virtual podem:

Consulte na tabela quais sistemas são homologados para utilização do Cofre Virtual.

Sim, o certificado digital A1 armazenado no Cofre Virtual, é válido para sua OAB.

Sim. Com o Cofre Virtual você poderá acessar os sistemas de todos os Tribunais.

Load More

cofrevirtual@softplan.com.br | +55 48 3027-8000
© 2018 Cofre Virtual - Todos os Direitos Reservados

Uma iniciativa

ALGUMA DÚVIDA? ESTAMOS AQUI!

Temos uma equipe de especialistas pronta para lhe atender.

Preencha o formulário abaixo. Entraremos em contato:




Rodovia SC 401, km 01, nº 10,
ParqTec Alfa - CEP 88030 912
Florianópolis - SC - Brasil

cofrevirtual@softplan.com.br
+ 55 48 3027 8000
www.softplan.com.br